quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Alcateia

O Escotismo está organizado em Divisões, que se distinguem por programas e actividades diferentes, dentro da mesma metodologia escotista.

A Divisão do Grupo de Escoteiros que congrega os lobitos é denominada Alcateia. Os lobitos não são escoteiros, mas preparam-se para que o sejam, quando atingirem a idade própria. O chefe da Alcateia é denominado Aquelá e os seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Cá, Chill ou outros nomes constantes do "Livro da Selva". A escolha dos nomes dos assistentes é geralmente feita pelas crianças.

A Alcateia é especialmente concebida para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre os 7 e os 10 anos. O programa educativo aplicado na Alcateia concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, preparando-a para que, quando atingir a idade e as condições necessárias, prossiga a sua formação como escoteira.

Na idade correspondente ao Lobitismo, a criança tem uma grande tendência para o imaginário, é a idade das histórias fantásticas. Assim, embora tendo dificuldades em compreender o raciocínio lógico e formal dos adultos, o lobito irá porém conseguir com facilidade se os poder "ver" e representar através de um simbolismo adequado.

Torna-se deste modo essencial que as actividades da alcateia se desenvolvam num ambiente adequado, rodeado de mística, que simultaneamente deve ser atraente e agradável para o lobito, bem como orientada para a concretização dos objectivos educativos da Alcateia.

O Lobitismo é inspirado no "Livro da Selva", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".

A Alcateia é dividida em unidades denominadas Bandos, cada uma com 4 a 6 crianças, as quais constituem as equipes de trabalho e de jogos, sem atingir contudo, o grau de estratificação e de desenvolvimento recomendado para o sistema de patrulhas, adoptado nas Divisões seguintes.

1 comentário: